“ENSINEI MEUS COLEGAS E FUI ENSINADO TAMBÉM”: GÊNERO ROTEIRO DE DOCUMENTÁRIO, TRABALHO COLABORATIVO POTENCIALIZADO PELO PDG
DOI:
https://doi.org/10.4013/entr.2018.12.2.01Palavras-chave:
projeto didático de gênero, roteiro de documentário, multiletramentos, trabalho colaborativoResumo
Neste início de século, as novas e emergentes práticas sociais pedem que não só se saiba ler e escrever, mas também que se desenvolvam muitas outras capacidades, que vão muito além da leitura e da escrita do verbal. O objetivo deste artigo é discutir o trabalho realizado com o gênero roteiro de documentário, evidenciando como o PDG, uma metodologia ativa, contribui para o desenvolvimento do letramento dos alunos e os faz interagirem com a linguagem oral e escrita, inclusive em meios digitais. Participam da pesquisa os alunos de uma turma de nono ano de uma escola municipal de Novo Hamburgo-RS. Os resultados mostram que o trabalho com o gênero roteiro de documentário permitiu o desenvolvimento de múltiplos letramentos, além de habilidades como a colaboração, a comunicação, a criatividade, a capacidade de resolução de problemas e de pensamento crítico, bem como qualidades como a persistência, a curiosidade, a iniciativa e o comportamento ético.Downloads
Publicado
2018-12-20
Edição
Seção
Artigo
Licença
Concedo à Revista Entrelinhas o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Entrelinhas acima explicitadas.