SUBALTERNIDADE E PRÁTICAS DE RESISTÊNCIA EM HURRA, WIR LEBEN IN DEUTSCHLAND, DE ?INASI DIKMEN
DOI:
https://doi.org/10.4013/entr.2018.12.1.02Resumo
O presente artigo pretende analisar duas sátiras escritas por ?inasi Dikmen, nascido em 1945, na Turquia, e radicado na Alemanha desde 1972. Escritos em alemão, os dois textos introduzem imigrantes turcos na Alemanha, criando portanto um contexto ficcional de hegemonia e subalternidade na esfera diegética. Com foco na resistência a mecanismos de poder e práticas de subordinação cultural, o artigo pretende analisar como representantes do grupo subalterno oferecem resistência ou não. Resistência, neste contexto, não é entendida como ataque frontal físico ou verbal, mas sim como estratégia discursiva que questiona e abre novas perspectivas. Nesse sentido, será analisado o processo de resistência primeiramente no discurso da superioridade civilizacional e em seguida na internalização da voz hegemônica por parte de membros do grupo subalterno, sempre com vistas às estratégias de resistências inerentes à escrita oriunda da margem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista Entrelinhas o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Entrelinhas acima explicitadas.