A TEMATIZAÇÃO E A FIGURATIVIZAÇÃO COMO PROCEDIMENTOS SEMÂNTICOS NA LEITURA DE TEXTOS EM SALA DE AULA

Autores

  • Débora Cunha Costa Gama Universidade Federal de Sergipe
  • Joelma Márcia Santos de Oliveira Universidade Federal de Sergipe
  • Márcia Regina Curado Pereira Mariano Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.4013/entr.2017.11.2.07

Palavras-chave:

Ensino. Figurativização. Semiótica Discursiva. Tematização. Texto.

Resumo

A Semiótica discursiva privilegia o enunciado, voltando-se para o modo como se dá a construção dos sentidos nos textos, a significação. Observa-se que estudos contemplados neste campo trazem importantes contribuições para a abordagem do texto em sala de aula, uma vez que é indispensável aos alunos o conhecimento dos mecanismos internos e externos que compõem os textos para que, consequentemente, possam construir o seu sentido. Nesse viés, o objetivo deste trabalho é mostrar como dois dos fundamentos da teoria Semiótica, pertinentes ao campo da semântica discursiva, a saber, os procedimentos de tematização e figurativização, podem fundamentar o trabalho com o texto em sala de aula. Para subsidiarmos nossas discussões, utilizaremos como embasamento teórico as concepções de Barros (2001; 2005) e Fiorin (2000), estudiosos brasileiros que publicaram trabalhos visando divulgar o projeto semiótico e explicar o arcabouço teórico da Semiótica greimasiana. Como corpus dessa proposta, foi selecionado o poema Grito negro, de José Caveirinha. Tal escolha justifica-se pela linguagem plurissignificativa e pela narrativa poética presentes neste texto, que possibilitarão ilustrar a aplicabilidade dos dois procedimentos semânticos discursivos na atividade de leitura em sala de aula.

Biografia do Autor

Débora Cunha Costa Gama, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras – na Universidade Federal de Sergipe.

Joelma Márcia Santos de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras – na Universidade Federal de Sergipe.

Márcia Regina Curado Pereira Mariano, Universidade Federal de Sergipe

Professora Adjunta do Departamento de Letras da UFS; professora do Mestrado Profissional em Letras, PROFLETRAS, UFS; professora do Programa de Pós-Graduação em Letras, UFS.

Downloads

Publicado

2017-11-27