PASSEIO AO FAROL, DE VIRGÍNA WOOLF: UMA RELAÇÃO ENTRE A PERCEPÇÃO FEMININA, A LITERATURA E A ARTE

Authors

  • Cristiane Aparecida da Rosa Rossi Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal de Santa Maria, como Doutoranda em Letras, no âmbito dos Estudos Literários desta instituição.

DOI:

https://doi.org/10.4013/entr.2017.11.1.06

Keywords:

Percepção. Mulheres. Pintura

Abstract

A leitura do romance Passeio ao Farol, de Virginia Woolf, além de proporcionar a fruição de uma narrativa bem elaborada, pode ser interpretada também como sendo uma das responsáveis pelo despertar da sensibilidade e do potencial criativo do leitor atento, em relação à percepção artística, desenvolvida pela personagem Lily Briscoe, uma pintora de telas, solteira, nas ocasiões em que esta observava a maneira como a personagem Sra. Ramsay, uma dona de casa e mãe de família, direcionava a sua conduta em relação aos  seus familiares e ao ambiente onde vivia. A análise de ambas as personagens inclui a permanência destas em uma casa de praia, localizada na Ilha de Skye, na Escócia, onde a artista observava o comportamento da anfitriã, a Sra. Ramsay, com o objetivo de enfocá-la como a inspiração para obra de arte que estava a produzir. O objetivo deste estudo consiste em analisar ambas as personagens, bem como em relacionar a representação artística obtida pela percepção feminina aos efeitos produzidos por esta sobre a pintura e a Literatura. A metodologia empregada será a análise literária do romance referido, bem como a revisão bibliográfica de outros autores. Os resultados demonstrarão que a relação entre a Literatura e a pintura é uma das responsáveis pelo despertar da subjetividade do escritor/pintor e da consciência crítica do apreciador da obra arte, seja ela imagética ou textual.

Author Biography

Cristiane Aparecida da Rosa Rossi, Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal de Santa Maria, como Doutoranda em Letras, no âmbito dos Estudos Literários desta instituição.

Doutoranda em Letras, no âmbito dos Estudos Literários da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mestra em Letras, Estudos Literários da mesma instituição. Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior, pela Universidade Internacional de Curitiba (UNINTER) e Licenciada em Letras, habilitação em Espanhol e Literaturas Espanholas ainda pela Universidade Federal de Santa Maria

Published

2017-06-14