POTTERMORE.COM: EXPERIÊNCIA DE LEITURA INTERATIVA ONLINE

Autores

  • Roberto Rodrigues Campos Universidade do Estado da Bahia - UNEB Centro Universitário Jorge Amado - UNIJORGE

DOI:

https://doi.org/10.4013/entr.2017.11.1.03

Palavras-chave:

Pottermore, Harry Potter, Narrativas Transmídias, Henry Jenkins, Leitura interativa

Resumo

O presente artigo, fruto das discussões feitas em minha dissertação de mestrado, se dedica ao estudo de como a série Harry Potter – após constatar que se tornara um fenômeno conhecido como Pottermania – se transfigurara, ou seja, entrou em convergência, nos termos de Henry Jenkins (2009). Após refletir sobre como o sucesso da obra de Rowling virara uma febre, uma mania internacional, cogitou-se pesquisar um pouco sobre cultura de convergência, mais precisamente os estudos de Henry Jenkins, visto que, a fim de tentar eternizar sua obra, a criadora de Harry Potter converte-se para as diversas mídias. Assim sendo, pôde-se compreender a criação e a manutenção do fenômeno Harry Potter, considerando o papel singular da produtora cultural (autora) e o papel do seu público-leitor, através da apresentação das estratégias utilizadas por J.K. Rowling para institucionalizar sua obra, estabelecendo um domínio sobre seu público cada vez mais fiel, ao desenvolver a plataforma de leitura online Pottermore, exemplo do que Jenkins (2009) entende por narrativa transmídia.

Biografia do Autor

Roberto Rodrigues Campos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB Centro Universitário Jorge Amado - UNIJORGE

Mestre em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (2015). Professor Substituto do curso de Letras com Habilitação em Língua Inglesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus V - Santo Antônio de Jesus-Ba. Professor dos cursos de Letras Vernáculas, Letras Inglês e Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE).

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Publicado

2017-06-14