A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE INGLÊS UTILIZADOS EM CURSOS DE LICENCIATURA
DOI:
https://doi.org/10.4013/entr.2017.11.1.02Palavras-chave:
variação, Sociolinguística, livro didático, ensino de inglês.Resumo
O presente trabalho procurou explorar como a questão da variação linguística é tratada nos livros didáticos utilizados em cursos de licenciatura em Inglês. Para tal, dois livros (World English 3 e English ID 1B) foram analisados. Realizou-se o registro de variação linguística em várias de suas seções e verificou-se como tal registro era trabalhado (ou não) pelo respectivo livro. Os resultados mostraram que o livro World English 3 apresenta um material muito rico para a exploração da variação linguística (principalmente no que diz respeito à variação diatópica), no entanto não há propostas no sentido de que se realizem reflexões por parte do aluno a respeito de tal variação. Já o livro English ID 1B é um livro mais voltado para jovens (com muitos exemplos de variação diafásica) e para quem se interessa pelo inglês americano. Também não existem discussões e/ou atividades a respeito de variação linguística na obra. De forma geral, os dois livros falham em não trabalhar de forma reflexiva os vários aspectos da pluralidade linguística observada na Língua Inglesa. A grande preocupação, neste contexto, é que se corre o risco de formar professores incapazes de trabalhar em situações fora do Standard English.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista Entrelinhas o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Entrelinhas acima explicitadas.