CULTURA, CIÊNCIA E ALIMENTAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA O LETRAMENTO CIENTÍFICO NAS AULAS DE PORTUGUÊS
DOI:
https://doi.org/10.4013/6933Palavras-chave:
Ensino. Divulgação da Ciência. Alimentação.Resumo
Este projeto de ensino foi pensado para uma turma de 7ª série do ensino fundamental, idealmente composta de 30 alunos. Ele corresponde ao Trabalho de Conclusão de Curso do autor deste trabalho (ZANDONAI, 2013), por ocasião da finalização da graduação em Letras na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), no semestre 2013-1. A prática pedagógica a ser descrita aqui corresponde a um programa de letramento científico sugerido para implementação na escola de educação básica, passível de se concretizar por meio de uma metodologia interdisciplinar. Propõem-se várias atividades que objetivam qualificar a educação científica e levar ao aprimoramento das práticas comunicativas ligadas à ciência, baseando-se nas orientações do PCN (BRASIL, 1998) e apontando-se para as tendências contemporâneas de se utilizar artefatos midiáticos e a abordagem CTS (ciência-tecnologia-sociedade) (SANTOS, 2007) na sala de aula. Focalizam-se, no projeto, procedimentos didáticos de leitura, escuta, escrita, compreensão textual e análise e reflexão linguística, numa sequência em três etapas (BRAGA e SILVESTRE, 2002), embora, sempre que possível, se estabeleçam relações entre a ação pedagógica em Língua Portuguesa e os conteúdos específicos de Ciências. O objeto de estudo do programa interdisciplinar é o texto/discurso de popularização da ciência, de modo que são investigadas as estratégias de textualização dos dispositivos e mídias de divulgação científica (doravante DC). Os mecanismos de referenciação correspondem ao tópico de análise e reflexão linguística, devido à relevância das designações e dos processos de coerência na construção de versões acessíveis do saber especializado nesse contexto de comunicação.Downloads
Publicado
2014-01-27
Edição
Seção
Projeto de Ensino
Licença
Concedo à Revista Entrelinhas o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Entrelinhas acima explicitadas.