A contribuição de E. P. Thompson para a apreensão dos saberes produzidos do/no trabalho
Resumo
O artigo tem como ponto de partida a reflexão sobre o significado dos saberes do/no trabalho no contexto em que o trabalho e os processos de aprendizagem vêm se desenvolvendo na atualidade, procurando observar as contradições aí presentes. Busca sustentação nas idéias de Edward Thompson, que, pelos seus estudos históricos, fornece indicações e caminhos metodológicos fundamentais para apreender a realidade e suas contradições, em seus aspectos objetivos e subjetivos, na singularidade e na totalidade e na dialética de passado, presente e futuro. A categoria experiência desenvolvida por Thompson permite apreender o sentido dos saberes produzidos do e no trabalho e, especialmente, o contexto em que eles são elaborados, bem como suas possibilidades.
Palavras-chave: saberes do trabalho, experiência humana, E. P. Thompson.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.