A pesquisa como construção coletiva: olhares em trilhas para pensar a formação continuada de professores

Autores

  • Eduardo Antonio de Pontes Costa Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2015.193.7915

Resumo

Este artigo se propõe a estabelecer algumas reflexões em torno das questões que dizem respeito às políticas de formação continuada de professores. A pesquisa tomou como analisador o contexto de uma escola da rede estadual de ensino. Buscando dar visibilidade às concepções que os professores têm sobre a formação em serviço, focalizou-se a análise dos dados, problematizando as experiências docentes frente às políticas cognitivas de formação nos diferentes modos de funcionamento no trabalho docente. As discussões teóricas e metodológicas estão fundamentadas nos estudos de René Lourau, Gilles Deleuze e Félix Guattari e Michel Foucault. Ao se reconhecer a importância desses autores como contribuições para o campo da educação, os dados foram tematizados e tensionados a partir dos lugares e dos saberes naturalizados, em suas condições sociais de produção, para se pensar outros modos de intervir na educação, em um cotidiano escolar sempre denso, diverso e singular.

Palavras-chave: formação continuada, políticas, pesquisa-intervenção, cartografia.

Biografia do Autor

Eduardo Antonio de Pontes Costa, Universidade Federal da Paraíba

Psicólogo, Professor Adjunto do Departamento de Metodologia da Educação do Centro de Educação, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Pesquisador do Grupo de Pesquisa Psicologia Educacional, Formação e Infância: estudos sobre classes populares e educação pública

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Publicado

2015-04-27