O ‘dentro’ e o ‘fora’ do trabalho feminino: entre os papéis de mãe, esposa e trabalhadora
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2010.141.162Resumo
Resumo: Neste artigo analisamos alguns papéis exercidos por muitas mulheres – mais especificamente os de mãe, esposa e trabalhadora -, abordando aspectos que anunciam novos desafios. Nessa proposta, procuramos olhar para o novo de forma a relativizá-lo, pois existem elementos que mascaram velhas estruturas de dominação na relação entre os sexos. Para isso, dialogamos com produções que abordam a temática da divisão sexual do trabalho, pois percebemos nela uma categoria central para nossas reflexões. Aliamos estas contribuições com a produção latino-americana, visando a uma apropriação da dinâmica localizada ao sul, ainda muito marcada pelo patriarcado, pois, para além de se constatar desigualdades entre homens e mulheres, o importante é compreender a natureza do sistema que dá origem a elas.
Palavras-chave: gênero, mulheres trabalhadoras, divisão sexual do trabalho, família.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.