O interpretacioismo de Dworkin: entre o subjetivismo e o objetivismo?
Palavras-chave:
Interpretacionismo, Descritivismo, Subjetivismo, ObjetivismoResumo
Neste artigo, pretendo apresentar o interpretacionismo de Dworkin enfatizando como ele pretende se esquivar de pressupostos positivistas, subjetivistas e objetivistas. Faço isso ao longo da primeira parte do artigo, em que começo por uma exposição geral do processo, refino essa exposição através da aproximação com a interpretação literária e encerro mostrando em que sentido Dworkin está propondo uma técnica interpretativa. Na segunda parte, de posse dessa caracterização do modelo de Dworkin, abordo uma objeção que problematiza se ele de fato é bem-sucedido em evitar o subjetivismo sem, com isso, se comprometer com pressupostos objetivistas. Argumentarei que Dworkin consegue afastar o objetivismo, mas ao custo de assumir uma posição subjetivista.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.