Sobre a essência da justiça na filosofia de Platão:

da justiça ideal à justiça possível

Autores

  • Marcio Renan Hamel Universidade de Passo Fundo - UPF/RS.

DOI:

https://doi.org/10.4013/con.2022.18.1.07

Resumo

A presente pesquisa apresenta uma investigação acerca do desenvolvimento da ideia de justiça de Platão em dois de seus diálogos: A República e As Leis. O texto aborda a essência da proposta de justiça em ambos os diálogos, considerando, também, o projeto político defendido por Platão, desde a cidade ideal da República até a cidade possível das Leis, ocorrendo a mesma situação com a ideia de justiça. Para analisar a referida temática, o caminho escolhido na presente pesquisa expõe duas seções, sendo que a primeira seção analisa a essência da justiça na República e a segunda seção trabalha a essência da justiça nas Leis. Ao final, a pesquisa conclui, de forma geral, que, na República, Platão não fez muitas previsões quanto à necessidade de leis postas pelo Estado, aproximando- se de um conceito jusnaturalista, enquanto que, em As Leis, já há uma defesa maior da necessidade da legislação como uma forma ou meio de equilibrar o conflito humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Renan Hamel, Universidade de Passo Fundo - UPF/RS.

Pós-Doutor em Direio URI/RS; Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais UFF/RJ; Mestre em Direito, Cidadania e Desenvolvimento Unijuí/RS. Graduado em Direito e Filosofia UPF/RS.

Professor da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito da UPF/RS.

Downloads

Publicado

2022-05-19

Como Citar

HAMEL, M. R. Sobre a essência da justiça na filosofia de Platão:: da justiça ideal à justiça possível. Controvérsia (UNISINOS) - ISSN 1808-5253, São Leopoldo, v. 18, n. 1, p. 110–121, 2022. DOI: 10.4013/con.2022.18.1.07. Disponível em: https://www.revistas.unisinos.br/index.php/controversia/article/view/24713. Acesso em: 4 maio. 2025.