Do desvelamento à clareira: o desenvolvimento da noção de verdade em Heidegger
Palavras-chave:
Heidegger, verdade, PlatãoResumo
O objetivo desse artigo é investigar o desenvolvimento da concepção de verdade em Heidegger. No texto A doutrina de Platão sobre a verdade Heidegger procura demonstrar, na sua famosa exegese da Alegoria da Caverna, a transformação do conceito de verdade como desvelamento para a noção de verdade como correspondência do pensamento com a coisa, mudança essa que dá origem à forma de pensar que leva ao esquecimento do ser. A concepção de verdade como desvelamento, sofreu uma dura crítica de Ernest Tugendhat, à qual Heidegger responde não com um recuo, como poderia parecer à primeira vista, mas com uma radicalização da concepção de verdade: é necessário agora pensar a dimensão prévia que possibilita o desocultamento dos entes, isto é; a alethéia enquanto clareira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.