Aspectos naturais e sociais dos sentimentos morais na filosofia de Hume
Keywords:
Hume, Sentimentalismo, Simpatia.Abstract
O presente artigo tem como objetivo central apresentar os elementos naturais e sociais presentes na investigação de David Hume acerca do fundamento das distinções morais. O argumento analisa a relação entre a obra do filósofo escocês com a de Ernst Tugendhat, mais precisamente na análise acerca de como os sentimentos desempenham um papel central em ações de aprovação e censura morais em pequenos grupos. A busca por uma qualidade que conceda a estas inclinações afetivas a intersubjetividade necessária para regular o comportamento social terá como foco a investigação do conceito de simpatia apresentado por Hume. Será realizado um estudo conceitual sobre a influência desta qualidade natural no apreço dos seres humanos com relação às virtudes naturais e artificiais, em particular a benevolência e a justiça. O objetivo é o de identificar em que medida sentimento, influenciados por sensações de prazer e dor, estão na base do modo como indivíduos valoram ordinariamente comportamentos e caráteres. A parte final do artigo é direcionada a relação entre o pensamento humeano e análises contemporâneas sobre a influência dos afetos no comportamento moral, a fim de realçar o naturalismo presente no pensamento humeano.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I grant the journal Controvérsia the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.