Processamento Emocional em Indivíduos com Transtorno de Personalidade Borderline e com Transtorno Depressivo Maior

Autores

  • Jacqueline La Rosa de Mesquita Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Adriane Xavier Arteche Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2020.133.02

Resumo

No campo da saúde mental, deficiências no processamento emocional têm sido evidenciadas em várias psicopatologias. Este estudo quantitativo, com delineamento quase-experimental, teve como objetivo geral investigar o Processamento Emocional (Reconhecimento de expressões faciais emocionais e a Desregulação Emocional) em amostra de indivíduos com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB, n = 13) e com Transtorno Depressivo Maior (TDM, n = 20). Foi desenvolvida uma Tarefa de Reconhecimento de Faces especificamente para esta investigação. A tarefa consistiu na apresentação de 20 vídeos, de cinco segundos, com faces dinâmicas das emoções Alegria, Raiva, Medo, Tristeza e Faces Neutras. As hipóteses foram confirmadas parcialmente. Com relação ao reconhecimento de faces, no tempo de reação, o grupo TPB apresentou maior tempo de reação para as faces neutras com (p=0,014). Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas quanto à acurácia. Os resultados apontam, também, que os indivíduos com TPB apresentam maior Desregulação Emocional, medida por autorrelato por meio da Escala de Dificuldades de Regulação Emocional (DERS), do que o grupo TDM. A Desregulação Emocional nas subescalas da DERS apresentou diferença significativa entre grupos, apontando para maior Desregulação Emocional do TPB nas subescalas: Impulsos (p=0,001), Estratégias (p= 0,0009) e Clareza (p=0,0005).

Biografia do Autor

Jacqueline La Rosa de Mesquita, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Especialista em Psicologia Clínica, Pós-Graduação em Terapia Cognitivo Comportamental, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia -Área de Concentração Cognição Humana, na Pontifícia Universidade católica do Rio Grande do Sul. Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Adriane Xavier Arteche, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui Pós Doutorado na Goldsmiths College/Londres, Doutorado e Mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Graduação em Psicologia  pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação da PUCRS - Área de Concentração Cognição Humana e pesquisadora associada da University of Oxford e da University of Reading.

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Publicado

2021-03-15

Edição

Seção

Artigos