Intervenções cognitivo-comportamentais com homens autores de violência contra a mulher: revisão integrativa da literatura

Autores

  • Julliane Quevedo de Moura COGNITIVO – Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental.
  • Ilana Luiz Fermann COGNITIVO – Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental.
  • Andriza Saraiva Corrêa CCOGNITIVO – Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental.

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2019.123.02

Resumo

Intervenções com homens autores de violência contra a mulher tornam-sefundamentais para o enfrentamento do fenômeno. Contudo, a avaliação, omonitoramento e a sistematização dessas intervenções são controversos. Este estudo visa analisar a literatura publicada referente às intervenções cognitivo-comportamentais utilizadas com homens autores de violência. Para o efeito, realizou-se uma revisão integrativa de artigos publicados entre 2000-2017, nas bases de dados Scielo, BVS e Scopus. Como resultado, foram selecionados treze estudos quecumpriram os critérios de inclusão definidos, divididos entre publicações do Brasil,Canadá, Espanha e EUA. As intervenções cognitivo-comportamentais identificadasrevelaram-se promissoras na redução de comportamentos violentos, bem comopossíveis agentes reestruturadores de crenças estereotipadas de gênero e facilitadoresde engajamento motivacional na adesão à intervenção.
Palavras-chave: Violência; Homem autor de violência; Intervenção cognitivo-comportamental.

Biografia do Autor

Julliane Quevedo de Moura, COGNITIVO – Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental.

Julliane Quevedo de MouraPsicóloga CRP 07/25139, Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental (COGNITIVO), Mestranda em Psicologia Clínica (PUCRS). Integrante do Grupo de Pesquisa Violência, vulnerabilidadee Intervenção Clínica (GPeVVIC/PUCRS)

Ilana Luiz Fermann, COGNITIVO – Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental.

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011). Doutoranda em Psicologia Clínica na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), no ICCep - Grupo de Pesquisa Intervenções Cognitivo-Comportamentais: Estudo e Pesquisa, Mestra em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, na área de concentração de Psicologia Clínica, no GPeVVIC - Grupo de Pesquisa Violência, Vulnerabilidade e Intervenções Clínicas (2016). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto WP (2016). Possui Formação em Mediação de Conflitos (CLIP - Clínica de Psicoterapia e Instituto de Mediação) e em Terapia do Esquema no Cognitivo. Atualmente atua como psicóloga clínica em consultório particular, como professora convidada dos cursos de especialização e formação do Cognitivo. Possui experiência em Psicologia Clínica.

Andriza Saraiva Corrêa, CCOGNITIVO – Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental.

Psicóloga, Doutora em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho em Braga/Portugal, com ênfase na área de Psicoterapia/Psicopatologia. Professora na Faculdade Integrada de Santa Maria - FISMA. Supervisora pedagógica e Professora convidada da Cognitivo do curso de especialização em Psicoterapia Cognitivo-comportamental. Possui experiência de investigação em pesquisa qualitativa. Pós-graduada em Psicoterapia Cognitivo-comportamental pela WP Wainer & Piccoloto Centro de Psicoterapia Cognitivo-comportamental (2010-2011) Porto Alegre/RS (Brasil). Graduação realizada na Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2004-2009). Possui reconhecimento de habilitação em Ciência Psicológica pela Universidade do Minho, Braga/Portugal. Possui experiência profissional na área da Justiça/Violência. Atuou no Tribunal Regional de Justiça do Rio Grande do Sul (Brasil) na Vara da Infância e Juventude como Psicóloga Perita, realizando Avaliações/Laudos. Atuou no Centro de Referência em Assistência Social, desenvolvendo o trabalho com crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual, e tráfico de menores nas fronteiras, atuando direta e indiretamente com órgãos responsáveis pela atuação em casos de violação de direitos. Atuou também em consultório clínico particular. Faz parte do corpo de autores do livro Desafios Clínicos em Terapia Cognitivo-comportamental.

Downloads

Publicado

2019-12-13

Edição

Seção

Artigos