Intervenções cognitivo-comportamentais com homens autores de violência contra a mulher: revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.4013/ctc.2019.123.02Resumo
Intervenções com homens autores de violência contra a mulher tornam-sefundamentais para o enfrentamento do fenômeno. Contudo, a avaliação, omonitoramento e a sistematização dessas intervenções são controversos. Este estudo visa analisar a literatura publicada referente às intervenções cognitivo-comportamentais utilizadas com homens autores de violência. Para o efeito, realizou-se uma revisão integrativa de artigos publicados entre 2000-2017, nas bases de dados Scielo, BVS e Scopus. Como resultado, foram selecionados treze estudos quecumpriram os critérios de inclusão definidos, divididos entre publicações do Brasil,Canadá, Espanha e EUA. As intervenções cognitivo-comportamentais identificadasrevelaram-se promissoras na redução de comportamentos violentos, bem comopossíveis agentes reestruturadores de crenças estereotipadas de gênero e facilitadoresde engajamento motivacional na adesão à intervenção.Palavras-chave: Violência; Homem autor de violência; Intervenção cognitivo-comportamental.
Downloads
Publicado
2019-12-13
Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo à revista Contextos Clínicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista). Afirmo que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação, ainda não foi publicado na íntegra e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo. Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Contextos Clínicos acima explicitadas.