Análise Qualitativa de uma intervenção adaptada de Treinamento de Habilidades da Terapia Comportamental Dialética para mulheres com obesidade
DOI:
https://doi.org/10.4013/ctc.2019.123.01Resumo
O presente estudo tem como objetivo explorar as percepções sobre a experiência de participar em uma intervenção adaptada do Treinamento de Habilidades da Terapia Comportamental Dialética (TCD). Três participantes com obesidade de um grupo de intervenção concordaram em responder uma entrevista semiestruturada dois meses após o término do grupo. A entrevista semiestruturada focou em três áreas: (1) experiência de participar em um protocolo adaptado da TCD; (2) impacto do tratamento; (3) aspectos que ajudaram ou não ajudaram. As entrevistas foram transcritas e uma análise temática foi conduzida por três juízes independentes para avaliar os efeitos do treinamento na amostra. Os resultados da análise temática estão divididos em três domínios: experiência no grupo, efeitos percebidos e habilidades. As participantes perceberam impactos do treinamento no ambiente interpessoal e mudanças pessoais no autocontrole, visão dialética, autoconsciência e atenção ao contexto da alimentação. A experiência de compartilhar em grupo foi percebida como validante, porém as participantes também referiram ansiedade no grupo, especialmente em relação a aprendizagem das habilidades. Recomendações para a condução de grupos de Treinamento de Habilidades são discutidas.
Palavras-chave: Terapia Comportamental Dialética; Estudo Qualitativo; Obesidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à revista Contextos Clínicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista). Afirmo que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação, ainda não foi publicado na íntegra e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo. Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Contextos Clínicos acima explicitadas.