Análise Qualitativa de uma intervenção adaptada de Treinamento de Habilidades da Terapia Comportamental Dialética para mulheres com obesidade

Autores

  • Ana Carolina Maciel Cancian Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Lucas Schuster de Souza Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Margareth da Silva Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2019.123.01

Resumo

O presente estudo tem como objetivo explorar as percepções sobre a experiência de participar em uma intervenção adaptada do Treinamento de Habilidades da Terapia Comportamental Dialética (TCD). Três participantes com obesidade de um grupo de intervenção concordaram em responder uma entrevista semiestruturada dois meses após o término do grupo. A entrevista semiestruturada focou em três áreas: (1) experiência de participar em um protocolo adaptado da TCD; (2) impacto do tratamento; (3) aspectos que ajudaram ou não ajudaram. As entrevistas foram transcritas e uma análise temática foi conduzida por três juízes independentes para avaliar os efeitos do treinamento na amostra. Os resultados da análise temática estão divididos em três domínios: experiência no grupo, efeitos percebidos e habilidades. As participantes perceberam impactos do treinamento no ambiente interpessoal e mudanças pessoais no autocontrole, visão dialética, autoconsciência e atenção ao contexto da alimentação. A experiência de compartilhar em grupo foi percebida como validante, porém as participantes também referiram ansiedade no grupo, especialmente em relação a aprendizagem das habilidades. Recomendações para a condução de grupos de Treinamento de Habilidades são discutidas.

Palavras-chave: Terapia Comportamental Dialética; Estudo Qualitativo; Obesidade.

Biografia do Autor

Ana Carolina Maciel Cancian, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Mestre em Psicologia Clínica pela PUCRS (bolsista CAPES).

Integrante do Grupo de Avaliação e Atendimento em Psicologia Cognitivo Comportamental GAAPCC/PUCRS.

Interesses de pesquisa são desenvolvimento e avaliação de intervenções na área das terapias cognitivo comportamentais. Além disso, conceitos de regulação emocional, mindfulness e validação de instrumentos psicométricos. 

Lucas Schuster de Souza, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre em Psicologia Clínica pela PUCRS.

Integrante do Grupo de Avaliação e Atendimento em Psicologia Cognitivo Comportamental GAAPCC/PUCRS.

Interesses de pesquisa são intervenções em na area das Terapias Cognitivo Comportamentais e validação de instrumentos psicométricos.

Downloads

Publicado

2019-12-13

Edição

Seção

Artigos