A função do relacionamento sexual para casais em diferentes etapas do ciclo de vida familiar

Autores

  • Fabricio de Andrade Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Liza Fensterseifer Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2019.122.08

Resumo

Sexualidade é um tema complexo, atravessado por questões individuais, familiares, sociais e culturais. O casamento tradicional e a família nuclear passam por profundas alterações, podendo gerar novos desafios conjugais. Este estudo buscou compreender a função que o sexo cumpre nos casamentos de nove casais heterossexuais, em diferentes estágios do ciclo de vida familiar. Participantes foram selecionados por conveniência em Betim-MG e fizeram parte de um grupo focal com esposas e outro com maridos. Os dados foram analisados através da análise textual discursiva. Os resultados demonstraram que os participantes consideram o sexo elemento importante para o casamento. Percebeu-se a existência de funções diferentes para homens e mulheres: eles buscam prazer e relaxamento no orgasmo, e prezam pela quantidade, e elas valorizam mais romantismo e intimidade, prezando pela qualidade da relação sexual. A função do sexo não mudou com a chegada de novas fases do ciclo de vida, mas cada fase trouxe desafios para a relação, podendo gerar tensões e conflitos. Os resultados indicam que intervenções terapêuticas com casais e pesquisas futuras precisam levar em consideração as diferentes funções do sexo para homens e mulheres nas relações conjugais.

Palavras-chave: relações sexuais; relacionamento conjugal; estágios do ciclo de vida.

 

Biografia do Autor

Fabricio de Andrade Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicólogo, Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, membro do Núcleo de Pesquisa Dinâmica das Relações Familiares.

Liza Fensterseifer, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Psicóloga, Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora adjunta da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidada Católica de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2019-07-05

Edição

Seção

Artigos