Caracterização dos estudos sobre medidas de aliança terapêutica: revisão da literatura

Autores

  • Nathalya Soares Ribeiro Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Ana Paula Fernandes Torres Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Camila Alves Pedrosa Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Júlia Dandara Fernandes da Silveira Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Laisa Marcorela Andreoli Sartes Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2019.121.13

Resumo

A aliança terapêutica tem sido apontada como um importante mecanismo do processo psicoterapêutico, sendo constatadas diversas medidas para avaliá-la.  Este estudo objetiva caracterizar tais medidas a partir de uma revisão da literatura. Foram incluídos estudos indexados nas bases de dados PubMed, PsycArticles e BVS, que abordavam as análises psicométricas, construção e/ou adaptação de medidas de aliança. Realizaram-se análises dos dados bibliométricos bem como a análise de conteúdo categorial temática, quantitativa e qualitativa. Os resultados apontam instrumentos para mensuração da aliança em variadas versões, avaliados por clientes, terapeutas e observadores, e fundamentados em diferentes modelos teóricos. De modo geral, eles apresentaram boas propriedades psicométricas, embora tenham sido identificadas importantes questões quanto à estrutura fatorial. Para estudos futuros, sugere-se o aprofundamento da discussão da relação entre aliança terapêutica, abordagens psicoterapêuticas e quadro clínico dos clientes. A compreensão do modo como a aliança se comporta no processo psicoterapêutico ainda necessita de esclarecimentos que só serão possíveis à medida que forem reunidas evidências de validade dos instrumentos para sua mensuração. Os pesquisadores devem se atentar à proposta e ao objetivo da avaliação a fim de definir o instrumento mais congruente.

Palavras-chave: aliança terapêutica; processo psicoterapêutico; psicometria.

 

Biografia do Autor

Nathalya Soares Ribeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFJF.

Ana Paula Fernandes Torres, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Camila Alves Pedrosa, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Júlia Dandara Fernandes da Silveira, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Graduanda em Psicologia pela Universiadade Federal de Juiz de Fora - UFJF.

Laisa Marcorela Andreoli Sartes, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Doutora em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da UFJF  e  professora e orientadora do Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFJF.

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Publicado

2019-04-08

Edição

Seção

Artigos