Convivência do familiar cuidador junto a pessoa com transtorno mental

Autores

  • Ana Carolina Ramos Defensoria Pública do Estado de São Paulo
  • Sandra Leal Calais Universidade Estadual Paulista
  • Marina Cristina Zotesso Universidade Estadual Paulista UNESP

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2019.121.12

Resumo

Por muito tempo, os familiares estiveram afastados dos cuidados aos doentes mentais. Com a reforma psiquiátrica, novas medidas privilegiam o tratamento do doente mental em sociedade e a família passou a ter grandes responsabilidades na atenção a esta população. O presente artigo entrevistou 25 cuidadores com idade acima de 18 anos que tinham algum vínculo parental com a pessoa com transtorno mental em um serviço público de atendimento, visando apresentar as vivências e percepções sobre a doença mental e a forma como lidam com o familiar doente. Foram aplicados um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada. Identificou-se que os cuidadores têm grandes dificuldades na compreensão do que é a doença mental e na conciliação da vida pessoal com os cuidados ao familiar com transtorno mental. Evidenciou-se também, as distintas formas de como os familiares lidam com a doença de seu ente. O controle exacerbado de comportamentos dos doentes é muito frequente na tentativa de protegê-los, o que compromete sua autonomia e produz sobrecarga ao cuidador.

Palavras-chave: doença mental; cuidador; estratégias de enfrentamento.

Biografia do Autor

Ana Carolina Ramos, Defensoria Pública do Estado de São Paulo

Psicóloga da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Especialista em Psicologia Clínica

Sandra Leal Calais, Universidade Estadual Paulista

Docente do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista cãmpus Bauru.

Marina Cristina Zotesso, Universidade Estadual Paulista UNESP

Doutoranda do programa de pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - Faculdade de Ciências UNESP Bauru

Downloads

Publicado

2019-04-08

Edição

Seção

Artigos