Programa de educação conjugal “Viver a dois”: caracterização dos casais e indicadores de adesão

Autores

  • Angelica Paula Neumann Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Erechim
  • Adriana Wagner Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eduardo Remor Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2019.121.11

Resumo

Programas de educação conjugal são estratégias que visam favorecer o aprimoramento das relações amorosas e fomentar relacionamentos mais satisfatórios e estáveis. Este estudo caracteriza 65 casais que buscaram o programa de educação conjugal “Viver a dois: Compartilhando este desafio” no que diz respeito a dados sociodemográficos, relacionais e motivacionais, e investiga se há diferenças entre aqueles que concluíram e os que abandonaram o programa. A caracterização dos participantes foi realizada por meio de análises descritivas, que indicaram que a busca pelo programa ocorreu por casais com diferentes características sociodemográficas e relacionais. A comparação entre os casais que concluíram o programa e desistiram foi analisada por meio de testes não paramétricos. Os casais que abandonaram o programa discutiam com mais frequência pelos temas relativos à infidelidade, falta de confiança ou mentiras e uso de bebida alcoólica, cigarro ou outras drogas, em comparação com aqueles que concluíram a intervenção. Conclui-se que o programa possui potencial para atrair um público variado em termos de características sociodemográficas e relacionais. Porém, casais que vivenciam conflitos graves poderiam se beneficiar mais de um atendimento individualizado em comparação com programas de educação conjugal.

Palavras-chave: relações conjugais; conflito conjugal; intervenção psicossocial.

Biografia do Autor

Angelica Paula Neumann, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Erechim

Doutora em Psicologia. Professora no Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Erechim

Adriana Wagner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Psicologia. Professora Adjunta no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Eduardo Remor, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Psicologia. Professor no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2019-04-08

Edição

Seção

Artigos