Interação mãe/pai-criança com síndrome de Down: revisão sistemática da literatura

Autores

  • Amanda Schöffel Sehn Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Abner Alves Borges Faria Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Rita de Cassia Sobreira Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2019.121.07

Resumo

Trata-se de uma revisão sistemática da literatura que teve como objetivo analisar estudos (de 2006 a 2016) sobre a interação mãe/pai-criança no contexto da síndrome de Down (SD), na faixa etária de 0 a 6 anos. As bases de dados PsycINFO, PubMed, Scielo e BVS foram acessadas utilizando as palavras-chave: “mother-child interaction”, father-child interaction”, “parent-child interactionand Down syndrome”. Foram encontradas 122 publicações, das quais 12 tinham como foco a interação mãe/pai-criança com SD e foram analisadas qualitativamente. Constatou-se que a maioria dos estudos focou a interação mãe-criança, seguido da interação pai-criança e mãe-pai-criança. A análise indicou, ainda, ênfase nos padrões comunicacionais entre genitores e criança com SD, bem como a diversidade de constructos para abordar a interação. Os principais resultados apontaram para especificidades na interação com a criança com SD, como o entendimento da diretividade materna enquanto função adaptativa e maior engajamento paterno na interação com a criança com SD. Por fim, as contribuições dos estudos fornecem subsídios para orientações e diretrizes mais precisas aos profissionais que atuam com crianças com SD.

Palavras-chave: interação pais-criança; Síndrome de Down; desenvolvimento infantil.

Downloads

Publicado

2019-04-08

Edição

Seção

Artigos