Dor cortante: sofrimento emocional de meninas adolescentes

Autores

  • Guilherme Wykrota Tostes "Pontifícia Universidade de Campinas"
  • Natália Del Ponte de Assis "Pontifícia Universidade de Campinas"
  • Elisa Corbett "Centro Universitário Salesiano de São Paulo"
  • Tânia Maria José Aiello Vaisberg "Pontifícia Universidade de Campinas"

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2018.112.10

Resumo

Esta pesquisa objetiva investigar a experiência vivida por meninas adolescentes que se autolesionam, sintoma de sofrimento emocional que vem ganhando maior visibilidade social e motivando preocupação entre profissionais de saúde mental. O trabalho articula-se como pesquisa qualitativa mediante uso do método psicanalítico, pelo estudo de postagens em blogs assinados por oito meninas adolescentes que se identificam como praticantes de atos autolesivos. Leituras e releituras do material, em estado de atenção flutuante, permitiram a produção interpretativa de dois campos de sentido afetivo-emocional: “Desprovidas de afeto” e “Crime e castigo”. O quadro geral indica que essas pessoas habitam, imaginariamente, um mundo hostil, marcado pela experiência de culpa persecutória pela privação de afeto, cuidado e consideração, apontando que exigências fundamentais na constituição da pessoalidade não estão sendo satisfatoriamente contempladas.

Palavras-chave: autolesão, sofrimento, adolescência.

Biografia do Autor

Guilherme Wykrota Tostes, "Pontifícia Universidade de Campinas"

é psicólogo, gerente do setor de psicologia clínica do Hospital Espírita André Luiz (Belo Horizonte), professor da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais e mestre em Psicologia como Ciência e Profissão no Grupo de Pesquisa: Atenção Psicológica Clínica em Instituições: Prevenção e Intervenção, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Bolsista CAPES.

Natália Del Ponte de Assis, "Pontifícia Universidade de Campinas"

é psicóloga, doutoranda e mestra em Psicologia como Ciência e Profissão, no Grupo de Pesquisa: Atenção Psicológica Clínica em Instituições: Prevenção e Intervenção, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Bolsista CAPES.

Elisa Corbett, "Centro Universitário Salesiano de São Paulo"

é psicóloga e professora no Centro Universitário Salesiano de São Paulo e na Faculdade Jaguariúna. Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Mestre e Doutora em Psicologia como Profissão e Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com bolsa CNPq. Pós-doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo, com bolsa CNPq.

Tânia Maria José Aiello Vaisberg, "Pontifícia Universidade de Campinas"

é professora livre-docente em Psicopatologia, doutora em Psicologia Clínica e mestra em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é docente da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e professora permanente do Programa de Pós Graduação em Psicologia.

Downloads

Publicado

2018-08-09

Edição

Seção

Artigos