Construção e validação inicial do Inventário de Pensamentos Automáticos Negativos e Positivos para Adolescentes (IPANPA)

Autores

  • Mariana Verdolin G. Froeseler Universidade Federal de Minas Gerais
  • Priscilla Moreira Ohno Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maycoln Leôni Martins Teodoro Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2018.112.04

Resumo

Com base no modelo cognitivo de Beck e na compreensão do papel mediacional da cognição, o Inventário de Pensamentos Automáticos Negativos e Positivos para Adolescentes (IPANPA) avalia a frequência com a qual os jovens tiveram pensamentos sobre si, sobre os outros e sobre o futuro. Dois estudos interdependentes, com objetivos e métodos distintos, foram conduzidos. Um total de 149 adolescentes (12 a 16 anos; M=12,9 anos; DP=0,9; 52,3% do sexo feminino) preencheram um questionário aberto e informaram sobre seus pensamentos positivos e negativos. Submetidos a análises de conteúdo, as respostas ao questionário serviram de base para a construção, no segundo estudo, dos 142 itens da versão preliminar do IPANPA. Cinco juízes especialistas em Terapia Cognitiva com adolescentes avaliaram a qualidade e validade de conteúdo da versão preliminar, que também foi respondida por 26 adolescentes (13 a 18 anos; M=14,9 anos; DP=1,3; 65,4% do sexo feminino), a fim de obter informações sobre a clareza de linguagem da instrução e dos itens. Análises quantitativas e qualitativas conduziram à reformulações no instrumento, produzindo a versão com 136 itens. Pode-se afirmar que o IPANPA é um instrumento promissor na avaliação de pensamentos automáticos, podendo ser útil tanto para a avaliação do construto nos contextos clínico e de pesquisa.

Palavras-chave: pensamentos automáticos, avaliação, adolescentes.

Biografia do Autor

Mariana Verdolin G. Froeseler, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Psicologia no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais

Priscilla Moreira Ohno, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Psicologia no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais

Maycoln Leôni Martins Teodoro, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

2018-08-08

Edição

Seção

Artigos