Relações entre gestão de dinheiro, ajuste díadico e conflito conjugal

Autores

  • Claudia Mara Bosetto Cenci Professora de Psicologia na Faculdade Meridional – IMED. Endereço para correspondência: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 11, 9º andar, sala 924, Porto Alegre, RS – Brasil. CEP 90619900
  • Clarissa Pinto Pizarro Freitas Professora do Pós-Graduação de Psicologia na Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)
  • Luísa Fernanda Habigzang Professora do Pós-Graduação de Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2018.112.01

Resumo

O exercício da conjugalidade é complexo e exige um investimento afetivo e financeiro dos cônjuges. Este artigo resulta de uma pesquisa empírica com delineamento quantitativo. Investigou-se as relações existentes entre os significados do dinheiro, manejo do dinheiro, ajustamento diádico e conflito conjugal em uma amostra brasileira com 246 indivíduos casados. O significado positivo atribuído ao dinheiro relacionou-se com a forma positiva de manejo compartilhado do mesmo, um maior ajustamento diádico e menores índices de conflito entre os casais. Os casais que adotaram as práticas de manejo compartilhado apresentaram índices mais altos de ajustamento diádico e menores índices de conflito. Por outro lado, os índices de ajustamento diádico e de conflitos entre casais foram similares entre aqueles que utilizaram o gerenciamento total dos gastos e a gestão independente do dinheiro. O manejo compartilhado pode ser classificado como uma forma positiva de os casais gerenciarem suas finanças.

Palavras-chave: significado e manejo do dinheiro, ajustamento diádico, conflito conjugal.

Biografia do Autor

Claudia Mara Bosetto Cenci, Professora de Psicologia na Faculdade Meridional – IMED. Endereço para correspondência: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 11, 9º andar, sala 924, Porto Alegre, RS – Brasil. CEP 90619900

Professora de Psicologia na Faculdade Meridional – IMED

Clarissa Pinto Pizarro Freitas, Professora do Pós-Graduação de Psicologia na Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)

Pós-Graduação de Psicologia na Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO

Luísa Fernanda Habigzang, Professora do Pós-Graduação de Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Pós-Graduação de Psicologia na  Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

2018-08-09

Edição

Seção

Artigos