As dimensões da comunicação na obra freudiana

Autores

  • Cidiane Vaz Melo Pontifícia Universidade Católica do Rio - PUC/Rio
  • Andrea Seixas Magalhães Pontifícia Universidade Católica do Rio - PUC/Rio
  • Terezinha Féres Carneiro Pontifícia Universidade Católica do Rio - PUC/Rio
  • Rebeca Nonato Machado Pontifícia Universidade Católica do Rio - PUC/Rio

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2017.102.08

Resumo

A noção de comunicação na teoria psicanalítica apresenta-se ampla, abrangente e de difícil delimitação, tornando pertinentes reflexões e aprofundamentos acerca dessa temática. A comunicação traz em seu escopo a questão da intersubjetividade, uma vez que se origina, se mantém e se desenvolve no vínculo com o outro. Neste trabalho, tem-se por objetivo discutir as ideias de Freud relacionadas com a comunicação, buscando explorar as construções tecidas por ele sobre esse tema, desde um ponto de vista eminentemente intrassubjetivo até considerações que apontam para os primórdios de uma teoria da intersubjetividade. Para tanto, foram destacados artigos da obra de Freud nos quais a temática da comunicação foi abordada. Da investigação teórica dos textos freudianos, emergiram categorias de análise dentre as quais, para a apresentação neste trabalho, foram selecionadas as seguintes: a comunicação como apelo ao outro; a comunicação entre instâncias; a comunicação no tratamento e a comunicação como trabalho psíquico intersubjetivo.

Palavras-chave: comunicação, intersubjetividade, psicanálise.

Biografia do Autor

Cidiane Vaz Melo, Pontifícia Universidade Católica do Rio - PUC/Rio

Graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialização na modalidade Residência em Psicologia Clínico-Institucional pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto/ IP/UERJ e Mestrado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RIO) na linha Família e Casal: Estudos Psicossociais e Psicoterapia. Atualmente é doutoranda em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RIO) na linha Família e Casal: Estudos Psicossociais e Psicoterapia. Interesse e experiência em Psicologia Clínica, com ênfase em Psicoterapia de Crianças, Família e Casais e Avaliação Psicológica.

Andrea Seixas Magalhães, Pontifícia Universidade Católica do Rio - PUC/Rio

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993), especialização em Psicoterapia de Grupo pela SPAG-Rio (1996) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Editora da Revista Psicologia Clínica. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, atuando em Psicoterapia de Família e Casal. Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: família, casal, psicoterapia familiar, conjugalidade, parentalidade, psicanálise.

Terezinha Féres Carneiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio - PUC/Rio

Possui graduação em Formação de Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1972), especialização em Intervenção Familiar pela PUC-Rio (1975), mestrado em Psicologia Clínica pela PUC-Rio (1975), doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981) e pós-doutorado em Terapia Psicanalítica de Casal e Família pela Universidade de Paris 5 - Sorbonne (1988). Foi diretora do Departamento de Psicologia da PUC-Rio (1977-1981), coordenou por vários anos o Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da PUC-Rio, tendo nele implantado, em 1985, o curso de doutorado. Foi presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (1996-1998); membro do Comitê Assessor de Psicologia do CNPq (1989-1991; 1994-1997; e 2004-2007), membro da Comissão de Avaliação da CAPES (1981-1983; 1996-1998 e 2002-2004). É Cientista do Nosso Estado (1999; 2000; 2004; 2007; 2010; 2013); coordena o GT da ANPEPP Casal e Família, desde a sua criação, em 1989, até a presente data; é editora-chefe da revista Temas em Psicologia e membro do corpo editorial de diversas revistas nacionais e internacionais. Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, tendo experiência em psicoterapia individual, psicoterapia de família e casal e avaliação familiar.  Desenvolve pesquisas sobre os temas: conjugalidades e parentalidades contemporâneas; famílias homoafetivas; casamento, separação e recasamento; criança, adolescente e família; e clínica de família e casal.

Rebeca Nonato Machado, Pontifícia Universidade Católica do Rio - PUC/Rio

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-Rio; Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio e Especialista em Terapia de Família e Casal pela PUC-Rio. Membro Provisório da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Psicoterapia de Família e Casal, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, psicoterapia individual e de família.

Downloads

Publicado

2017-12-04

Edição

Seção

Artigos