Percepção materna acerca das práticas educativas coercitivas e a transmissão de modelos familiares

Autores

  • Luízha Asmuz Pereira de Aguiar Pinto Faculdades Integradas de Taquara-FACCAT
  • Patrícia Manozzo Colossi Faculdades Integradas de Taquara-FACCAT Universidade do Vale do Rio dos Sinos-Unisino

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2017.102.02

Resumo

As práticas educativas consistem nas diversas possibilidades de estratégias utilizadas pelos pais com o objetivo de orientar o comportamento dos filhos. Tais práticas podem ser consideradas um fator preditor para o comportamento do indivíduo, uma vez que as pessoas tendem a repetir os padrões de educação aprendidos com os cuidadores da infância. Dessa forma, esta pesquisa buscou analisar a percepção de mães acerca das práticas educativas coercitivas utilizadas na educação dos filhos e como as suas experiências da família de origem se expressam na forma de educá-los. Para isso, realizou-se uma investigação qualitativa, por meio de estudos de caso, com três mulheres residentes em um município da serra gaúcha. A análise dos dados baseou-se na compreensão dinâmica dos casos, a partir da síntese de casos cruzados, baseada na teoria familiar sistêmica. As práticas educativas utilizadas pelas mães revelaram-se marcadas pela influência de suas experiências da infância, e os resultados demonstram a importância de ampliar o conhecimento dos pais acerca das práticas educativas e da influência negativa das punições corporais.

Palavras-chave: família, transgeracionalidade, práticas educativas, coerção.

Biografia do Autor

Luízha Asmuz Pereira de Aguiar Pinto, Faculdades Integradas de Taquara-FACCAT

Aluna da graduação em Psicologia da Faculdades Integradas de Taquara-FACCAT

Patrícia Manozzo Colossi, Faculdades Integradas de Taquara-FACCAT Universidade do Vale do Rio dos Sinos-Unisino

Psicóloga, Mestre e Doutoranda em Psicologia Clínica-UNISINOS. Docente do Curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Taquara-FACCAT. Supervisora do Centro de Serviços em Psicologia-CESEP/FACCAT

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Publicado

2017-12-04

Edição

Seção

Artigos