Revisão sistemática sobre programas de intervenção para redução de comportamentos agressivos infantis

Autores

  • Ilana Landim Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Juliane Callegaro Borsa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2017.101.09

Resumo

Os comportamentos agressivos infantis tornam-se preocupantes na medida em que sinalizam possíveis ocorrências de outros transtornos disruptivos, dificuldades em relacionamentos com pares, escola e pais, além de baixo repertório de habilidades sociais. Em decorrência disso, as intervenções preventivas podem ser realizadas com fins de redução de danos e ampliação do repertório de comportamentos pró-sociais. Este estudo teve como objetivo identificar na literatura intervenções em grupo para minimizar e prevenir comportamentos agressivos em crianças entre 6 e 12 anos, nos anos de 2006 a 2016, nas bases de dados eletrônicas PsycINFO, PubMed e LILACS. Após a busca nas bases de dados, bem como a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 22 artigos, os quais foram analisados a partir das seguintes categorias: aspectos gerais do estudo, estratégias e técnicas interventivas e avaliação de efetividade dos programas. Os resultados indicaram que foram realizados poucos estudos com foco exclusivo na redução e prevenção de comportamentos agressivos no cenário internacional e brasileiro. Os programas também apresentaram amostras pouco representativas, falta de evidências de efetividade, baixo rigor metodológico nas avaliações, uso de instrumentos pouco precisos e dificuldades quanto à generalização de resultados. Essa revisão sistemática apontou, então, a necessidade de maior esforço científico para buscar empiricamente a efetividade de intervenções com foco na redução dos comportamentos agressivos em crianças.

Palavras-chave: comportamentos agressivos, criança, intervenção.

Biografia do Autor

Ilana Landim, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Psicóloga (UNIFOR). Especialista em Psicologia Clínica Analítico-Comportamental (PARADIGMA). Mestre em Comunicação (UFC). Doutoranda em Psicologia Clínica (PUC-Rio), pesquisadora do Grupo de Pesquisa APlab Pessoas & Contextos (PUC-Rio) e bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Juliane Callegaro Borsa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia (PUC-Rio). Fundadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa APlab - Pessoas & Contextos. Coordenadora do Laboratório de Avaliação Psicológica de Crianças e Adolescentes (LAPcriad). Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), doutora e pós-doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2017-07-13

Edição

Seção

Artigos