Treinamento em habilidades sociais para usuários de drogas: revisão sistemática da literatura

Autores

  • Jéssica Limberger Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Vanessa Trintin-Rodrigues Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Bruna Hartmann Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Ilana Andretta Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2017.101.08

Resumo

A literatura descreve que usuários de drogas apresentam baixos escores em habilidades sociais e que estas podem ser desenvolvidas através do Treinamento em Habilidades Sociais (THS). Entretanto, carecem de sistematizações sobre tal intervenção no contexto nacional e internacional. Dessa forma, objetiva-se identificar estudos empíricos sobre o THS para usuários de drogas em tratamento, analisando como a intervenção vem sendo utilizada, principais benefícios e eventuais limitações de sua aplicação com esse público. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura nas bases de dados Medline Complete, Scopus, IBECS, Index Psi e LILACS. Foram utilizados os descritores e operadores booleanos “social skills” AND “training” AND “substance-related disorders”. Foram incluídos cinco artigos que contemplaram os critérios de inclusão: ser artigo empírico, ter como público-alvo pessoas com transtorno por uso de substância e ter utilizado o THS no tratamento do uso de drogas. Observou-se que a intervenção vem sendo realizada de maneira complementar a outras técnicas, mostrando-se benéfica no aumento das habilidades sociais em usuários de drogas. Todavia, a maioria dos estudos não apresentou resultados que fossem exclusivos do THS, carecendo de instrumentos específicos para a avaliação das HS. Tal questão implica na necessidade de estudos que identifiquem os efeitos do THS e descrevam detalhadamente seus procedimentos.

Palavras-chave: habilidades sociais, treinamento, transtorno relacionado ao uso de substâncias.

Biografia do Autor

Jéssica Limberger, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda em Psicologia Clínica (UNISINOS). Bolsista CAPES/PROSUP

Vanessa Trintin-Rodrigues, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestranda em Psicologia Clínica (UNISINOS). Bolsista CAPES/PROSUP

Bruna Hartmann, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Acadêmica do Curso de Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Ilana Andretta, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professora no Programa de Pós - Graduação em Psicologia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Downloads

Publicado

2017-07-13

Edição

Seção

Artigos