Avaliação e intervenção para o medo e fobia de dirigir: revisão da literatura

Autores

  • Jocemara Ferreira Mognon Universidade São Francisco e Centro Universitário Unibrasil
  • Acácia Aparecida Angeli dos Santos Universidade São Francisco
  • Salete Coelho Martins Psicotran

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2017.101.07

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a produção científica sobre a avaliação e a intervenção realizada com pessoas que têm medo ou fobia de dirigir. Foram utilizados os descritores ‘medo de dirigir’ e ‘fobia de dirigir’ em português, espanhol e inglês nas bases de dados SciELO, PePSIC, Periódicos CAPES e Google Acadêmico. Foram encontrados 119 estudos e, com base nos critérios de inclusão/exclusão, foram analisados 28 artigos. Os resultados identificaram a predominância de participantes do sexo feminino, na faixa etária de 35 a 45 anos e que aprenderam a dirigir mais tardiamente. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas para as variáveis sociodemográficas e para o tempo de licença como motorista. Além disso, nem sempre o medo dirigir decorre de ter sofrido um acidente de trânsito, embora esses motoristas tenham maiores chances. As situações mais temidas pelas pessoas com medo de dirigir foram agrupadas em relação à via, ao veículo, às condições climáticas/ metereológicas e às condições pessoais/sociais. Foram encontrados apenas sete artigos que traziam informações sobre a construção, a adaptação ou a busca de evidência de validade de instrumentos de avaliação do medo de dirigir. Os estudos de intervenção tiveram como objetivo diminuir ou extinguir o comportamento de evitar dirigir, aumentar o contato com o veículo, aprimorar as habilidades na direção e, consequentemente, a confiança em dirigir. As técnicas de tratamento incluíram relaxamento e treino de respiração, dessensibilização in vivo e sistemática e uso de simuladores de direção – VRET. Conclui-se que tem aumentado o interesse dos pesquisadores pelo tema, mas que são necessários novos estudos, principalmente no que tange às intervenções terapêuticas.

Palavras-chave: medo, fobia, revisão de literatura.

Biografia do Autor

Jocemara Ferreira Mognon, Universidade São Francisco e Centro Universitário Unibrasil

Psicóloga. Mestre e Doutoranda em Psicologia na área de concentração em Avaliação Psicológica. Docente do curso de Psicologia no Centro Universitário Unibrasil

Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Universidade São Francisco

Psicóloga. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento pela USP. Docente da graduação e do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Bolsista Produtividade do CNPq.

Salete Coelho Martins, Psicotran

Psicóloga. Especialista em Psicologia do Trânsito e em Terapia Cognitivo-Comportamental. Proprietária da clínica-escola Psicotran medo de dirigir. Curitiba/PR. dutividade do CNPq.

Downloads

Publicado

2017-07-13

Edição

Seção

Artigos