Resultados preliminares do Programa PRHAVIDA em crianças com escores clínicos de ansiedade, depressão e estresse

Autores

  • Patrícia Cavalari Nardi
  • Isabela Maria Freitas Ferreira Universidade de São Paulo
  • Carmem Beatriz Neufeld Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2017.101.06

Resumo

A infância é uma fase repleta de desafios. As crianças passam por diversas situações, positivas e negativas, que requerem delas recursos para enfrentá-las. Quando os eventos se tornam opressivos, elas podem não estar preparadas para a resolução de conflitos, acarretando sintomas psicológicos como ansiedade, estresse e depressão. Uma alternativa para lidar com os desafios da infância são as intervenções embasadas na abordagem Cognitivo-Comportamental, destinadas a promover saúde mental com enfoque nas habilidades sociais e de vida. Este artigo objetiva apresentar e avaliar os resultados preliminares da aplicação do Programa de Promoção de Habilidades para a Vida (PRHAVIDA) em crianças com escores clínicos de ansiedade, depressão e estresse. Participaram 16 crianças de 8 a 10 anos. Os instrumentos utilizados foram: Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças, Escala de Stress Infantil e Children’s Depression Inventory. O estudo envolveu o delineamento pré-experimental com aplicação dos instrumentos antes e após o programa. Como resultados, encontrou-se uma redução estatisticamente significativa dos escores de depressão no pós-teste quando comparados ao pré-teste. Não foram encontradas diferenças nos escores de ansiedade e estresse. O estudo levanta hipóteses de que são necessários ajustes no programa para atender a demanda das crianças com sintomatologia de ansiedade e estresse. No entanto, o programa tem efeitos positivos para sintomas de depressão infantil e, consequentemente, contribui para o desenvolvimento saudável das crianças, bem como atende seu objetivo de ser promotor de saúde mental infantil.

Palavras-chave: promoção em saúde mental infantil, habilidades de vida, terapia cognitiva-comportamental.

Biografia do Autor

Patrícia Cavalari Nardi

Psicóloga clínica. Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental pelo Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva (IPTC). Mestre em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Isabela Maria Freitas Ferreira, Universidade de São Paulo

Psicóloga. Mestranda em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Integrante do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC-USP).

Carmem Beatriz Neufeld, Universidade de São Paulo

Psicóloga. Pós-Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora e Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade São Paulo. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC-USP).

Downloads

Publicado

2017-07-13

Edição

Seção

Artigos