Qualidade metodológica de programas de intervenção baseados em fortalezas na América Latina: uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Helen Bedinoto Durgante Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2017.101.01

Resumo

Esta revisão sintetizou sistematicamente informações sobre programas de intervenção baseados em fortalezas, para adultos, conduzidos na América Latina, e resumiu o atual corpo de evidências disponíveis sobre a qualidade metodológica, eficácia e/ou efetividade desses programas, bem como as implicações dos resultados para futuras pesquisas e práticas baseadas em evidências em Psicologia. Buscas foram feitas nos bancos Medline, Scopus e PsycINFO (sem restrição cronológica) por artigos empíricos sobre programas de intervenção baseados em fortalezas. Ao todo, 15 estudos foram incluídos e avaliados quanto à qualidade metodológica. As intervenções selecionadas focaram em assertividade, empatia, enfrentamento positivo do estresse, perdão, gratidão, otimismo e resiliência. Os resultados revelaram que 100% dos estudos identificou algum tipo de efeito positivo após a intervenção. No entanto, a qualidade metodológica dos estudos mostrou uma variedade de falhas. Apenas 46% dos estudos alcançou alta qualidade, e dois estudos utilizaram delineamento experimental (randomização). Implicações para futuras pesquisas sobre avaliação de resultados de intervenção são discutidas.

Palavras-chave: psicologia positiva, qualidade metodológica, programa de intervenção.

Biografia do Autor

Helen Bedinoto Durgante, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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Publicado

2017-07-13

Edição

Seção

Artigos