Psicoterapia breve psicodinâmica de caso grave de depressão em serviço-escola: limites e alcance

Autores

  • Glaucia Mitsuko Ataka da Rocha Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
  • Miguel Bunge Prática privada
  • Vanessa Strauss Prática privada
  • Giovanna Corte Honda Universidade Nove de Julho
  • Evandro Peixoto Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Tales Vilela Santeiro Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Maria Leonor Espinosa Enéas Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2016.91.07

Resumo

O objetivo deste trabalho foi estudar limites e alcances do atendimento de um caso grave de depressão em serviço-escola de Psicologia. Para tanto, foi avaliada a mudança de um paciente do sexo masculino, adulto, com diagnóstico de depressão grave, ao longo do processo de psicoterapia breve psicodinâmica, com duração de um ano (23 sessões). Os instrumentos utilizados foram: Inventário de Depressão de Beck, Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada de Autorrelato e o método do Tema Central de Relacionamento Conflituoso. As avaliações aconteceram em três momentos: início da psicoterapia, meio do processo e final. Os sintomas de depressão mantiveram-se estáveis nas medidas de início e final, com piora após as férias. Houve melhora na adequação das respostas no setor Afetivo- -Relacional, o que mudou a eficácia adaptativa de Ineficaz Grave, no início da psicoterapia, para Ineficaz Severa, ao final. Os resultados são discutidos considerando-se a gravidade do caso e os recursos do paciente e do psicoterapeuta, em contexto institucional.

Palavras-chave: psicologia clínica, formação profissional, avaliação de mudança em psicoterapia.

Biografia do Autor

Glaucia Mitsuko Ataka da Rocha, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Psicoterapeuta da prática privada, Pós-doutoranda no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Miguel Bunge, Prática privada

Acompanhante terapêutico

Vanessa Strauss, Prática privada

Psicoterapeuta

Giovanna Corte Honda, Universidade Nove de Julho

Doutora em Psicologia

Evandro Peixoto, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutorando em Psicologia. Bolsista CAPES.

Tales Vilela Santeiro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Psicologia.

Maria Leonor Espinosa Enéas, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora em Psicologia, professora e supervisora de estágios

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Publicado

2015-12-14

Edição

Seção

Artigos