O uso do Mapa dos Cinco Campos no estudo da rede de apoio social e afetiva de crianças vítimas de abuso sexual

Autores

  • Danielly Bart do Nascimento Universidade Federal do Espírito Santo
  • Edinete Maria Rosa Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2015.82.06

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi verificar quais mudanças ocorreram na rede de apoio social e afetiva de um menino e uma menina vítimas de abuso sexual extrafamiliar após inserção em um Serviço de Enfrentamento à Violência e se, na percepção das crianças, o Serviço passou a compor sua rede de apoio social e afetiva após o período de investigação. Participaram da pesquisa, as crianças, seus pais, a Assistente Social e a Psicóloga do Serviço. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e da aplicação do Mapa dos Cinco Campos. A análise dos dados foi qualitativa e, como principal aporte teórico, utilizamos a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano. Dentre os principais resultados, estão a ampliação da rede de apoio social e afetiva e a melhora na qualidade das relações interpessoais das duas crianças. Após a participação no Serviço, o menino passou a apresentar interações mais frequentes e significativas com objetos presentes no ambiente do Serviço, e a menina passou a ter uma melhor qualidade na interação com as Técnicas, demonstrando efetividade na superação dos sinais do abuso.

Palavras-chave: rede de apoio social e afetiva, Mapa dos Cinco Campos, abuso sexual.

Biografia do Autor

Danielly Bart do Nascimento, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Psicologia (2008), Mestra em Psicologia (2011) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é Doutoranda também pela Universidade Federal do Espírito Santo

Edinete Maria Rosa, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-doutorado em Psicologia pela University of North Carolina at Greensboro (2012). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2015-09-03

Edição

Seção

Artigos