Papéis de gênero nas brincadeiras de faz-de-conta de crianças adotadas por casais do mesmo sexo
DOI:
https://doi.org/10.4013/ctc.2015.81.04Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar os papéis de gênero durante as brincadeiras de faz-de-conta de crianças adotadas por casais do mesmo sexo. Analisaram-se estereotipia e segregação durante os episódios espontâneos de brincadeira de faz-de-conta. A hipótese geral era de que tanto estereotipia como segregação fossem mais flexíveis para este grupo, considerando o novo contexto familiar. Foram observadas 13 crianças de ambos os sexos (8 meninos e 5 meninas) com idades entre 3 e 7 anos. Nove episódios acima de cinco minutos foram analisados considerando um protocolo que leva em conta a organização social, o uso de objetos, o tipo e os temas de brincadeiras. Foi encontrada segregação por gênero na formação dos grupos de brinquedos, porém pouca estereotipia no desempenho dos papéis. Discutem-se práticas parentais e influências contextuais nas questões de gênero na infância.
Palavras-chave: homossexualidade, adoção, brincadeira, gênero.
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