Inventário de Depressão Infantil (CDI): uma revisão de artigos científicos brasileiros

Autores

  • Laura Poll Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Rua Ramiro Barcelos, 2600, sala 120, Santana, 90035-003, Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Érica Baron Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Rua Ramiro Barcelos, 2600, sala 120, Santana, 90035-003, Porto Alegre, RS.
  • Ana Celina Garcia Albornoz Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Rua Ramiro Barcelos, 2600, sala 120, Santana, 90035-003, Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Juliane Callegaro Borsa Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Rua Ramiro Barcelos, 2600, sala 120, Santana, 90035-003, Porto Alegre, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2013.62.03

Resumo

Apesar do consenso entre profissionais da saúde quanto ao reconhecimento dos sintomas depressivos na infância e na adolescência, seu diagnóstico ainda apresenta dificuldades. A literatura aponta o Inventário de Depressão Infantil (CDI) como um instrumento bastante utilizado para medir este construto. O presente estudo revisa os artigos científicos sobre o CDI, publicados em periódicos brasileiros no período de 2000 a 2010. Verificou-se que a maior parte das pesquisas foi conduzida a partir de 2005, no contexto escolar, com meninos e meninas e com o objetivo de verificar a associação de sintomas depressivos e variáveis psicossociais. As pesquisas reportaram bons índices de confiabilidade para o CDI, contudo, houve diferenças quanto à sua estrutura fatorial. Evidencia-se, assim, a necessidade de novos estudos que apontem novas evidências de validade do CDI como um instrumento útil para avaliar sintomas depressivos em crianças e adolescentes.

Palavras-chave: revisão, depressão infantil, CDI, avaliação.

Biografia do Autor

Laura Poll Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Rua Ramiro Barcelos, 2600, sala 120, Santana, 90035-003, Porto Alegre, RS, Brasil.

EsesPsicóloga (PUCRS)
Especialista em Avaliação Psicológica (UFRGS)
Mestranda em Psicologia (UFRGS)
Pesquisadora do Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica (GEAPAP/UFRGS)

Érica Baron, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Rua Ramiro Barcelos, 2600, sala 120, Santana, 90035-003, Porto Alegre, RS.

Ana Celina Garcia Albornoz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Rua Ramiro Barcelos, 2600, sala 120, Santana, 90035-003, Porto Alegre, RS, Brasil.

Juliane Callegaro Borsa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Rua Ramiro Barcelos, 2600, sala 120, Santana, 90035-003, Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2013-08-07

Edição

Seção

Artigos