Grupos de orientação de pais: estratégias para intervenção

Autores

  • Maria Benedita Lima Pardo Universidade Federal de Sergipe
  • Margarida Maria Silveira Britto de Carvalho Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2012.52.02

Resumo

Esse trabalho relaciona-se à prevenção de problemas de desenvolvimento, pois se dirige a pais de crianças que apresentam queixas escolares ou de comportamento inscritas para tratamento psicoterapêutico no Serviço de Psicologia Aplicada vinculado à Universidade Federal de Sergipe. Neste artigo é apresentado um levantamento de queixas referidas por mães que frequentaram um grupo de orientação, cuja finalidade foi atender a essa população, analisando-a segundo a teoria bioecológica de Bronfrenbrenner. Seis mães participaram de oito encontros nos quais foram discutidos temas relacionados às queixas e a aspectos do desenvolvimento infantil, além de sessões lúdicas com seus filhos. Os resultados obtidos das entrevistas iniciais e finais e dos registros das sessões revelaram que as mães identificaram melhora nas queixas apresentadas, relacionando-a a alterações em seus próprios comportamentos face às temáticas trabalhadas no grupo de orientação.

Palavras-chave: mães, grupos de apoio, ambientes sociais.

Biografia do Autor

Maria Benedita Lima Pardo, Universidade Federal de Sergipe

Professora Associada do Departamento de Psicologia, Mestrado e Doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo, Pós-doutorado em Educação Escolar pela UNESP- campus de Araraquara-SP

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Publicado

2012-12-14

Edição

Seção

Artigos