Uso do Recurso Audiovisual em Supervisão de Estágio de Terapia Analítico-Comportamental
DOI:
https://doi.org/10.4013/ctc.2021.142.10Resumo
Apesar da importância da prática clínica supervisionada para a formação de um psicólogo clínico, o formato frequentemente utilizado nas supervisões tem recebido inúmeras críticas. Diante disso, muitos esforços têm sido feitos na tentativa de construir programas de estágio mais efetivos. Nesta mesma direção, o objetivo desta pesquisa foi verificar se utilizar a gravação audiovisual durante a supervisão de terapia analítico-comportamental favorece a modelagem do comportamento, Solicitação de reflexão (SRF), no repertório de uma terapeuta inexperiente. Participaram uma terapeuta inexperiente, sua cliente e dois juízes. Dois juízes foram treinados para catalogar ocorrência de SRF nas sessões. Nas sessões de linha de base, a supervisão foi baseada no relatório impresso e no relato da terapeuta. Após a linha de base, o recurso audiovisual foi utilizado nas supervisões, juntamente com o relatório impresso e o relato da terapeuta. O índice de concordância entre os juízes foi de 85%. Nas sessões de linha de base, a frequência de ocorrência do comportamento de SRF não alterou. Entretanto, a frequência de ocorrência do comportamento de SRF aumentou gradativamente quando o feedback com vídeo-modelagem iniciou. A supervisão com feedback baseado em vídeo-modelagem foi mais efetiva em produzir o comportamento de SRF comparada à supervisão baseada no relatório impresso e no relato da terapeuta em treinamento.
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