Preparação para a Docência Universitária: um estudo dos Espaços Formativos

Autores

  • Raíssa Silveira de Farias Universidade de São Paulo - USP
  • Lívia Maria Lopes Stanzani Universidade de São Paulo - USP
  • João Paulo Resende de Lima Universidade de São Paulo - USP
  • Adriana Maria Procópio de Araujo Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.4013/base.2020.174.04

Palavras-chave:

Espaços formativos, Docência, Ensino superior

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar como os professores titulados em contabilidade percebem os possíveis espaços formativos para a profissão docente. A amostra foi composta por 422 questionários respondidos por docentes, mestres e/ou doutores em contabilidade. A coleta dos dados ocorreu por meio de survey, utilizando-se de um questionário composto por 18 questões, que foram respondidas com base em uma escala likert de cinco pontos. A análise dos dados transcorreu de forma descritiva e por meio da aplicação de análise fatorial. Os resultados sugerem que a autoformação é o espaço formativo que mais contribui para o desenvolvimento da formação para a docência. Além disso, os testes agruparam as competências analisadas em três fatores, como possíveis espaços formativos para a docência: Programas de Pós-Graduação, Instituição de Ensino Superior - IES (como espaço laboral) e autoformação. Concluiu-se que a insuficiente preparação didático-pedagógica para o exercício da docência, inferida por alguns estudos, não incapacita o reconhecimento dos Programas de Pós-Graduação, das IES e da autoformação como espaços de formação para a profissão docente. Assim, esse estudo contribui com a literatura ao ratificar a presença dos três espaços formativos analisados, identificando a relevância de cada um deles para a formação docente no contexto brasileiro. Destaca-se, ainda, a evidenciação do potencial de expansão em ações formativas das Instituições de Ensino Superior, principalmente, por serem um espaço rico em oportunidades para o desenvolvimento do profissional docente, já que este foi considerado o espaço formativo que menos contribui para o desenvolvimento da sua formação.

Biografia do Autor

Raíssa Silveira de Farias, Universidade de São Paulo - USP

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade na Faculdade de Economia, Administração- FEA/USP-RP.

Lívia Maria Lopes Stanzani, Universidade de São Paulo - USP

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade na Faculdade de Economia, Administração- FEA/USP-RP.

João Paulo Resende de Lima, Universidade de São Paulo - USP

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade na Faculdade de Economia, Administração- FEA/USP.

Adriana Maria Procópio de Araujo, Universidade de São Paulo - USP

Professora Titular do Departamento de Contabilidade – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto – FEARP-USP

Downloads

Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

Artigos