Uso dos Sistemas de Controle Gerencial no Equilíbrio da Tensão Dinâmica na Implementação de Estratégias de Inovação em Empresa Familiar
Palavras-chave:
Sistemas de Controle Gerencial, Tensão Dinâmica, Estratégia de Inovação, Empresa Familiar.Resumo
O estudo objetiva averiguar como ocorre o uso dos Sistemas de Controle Gerencial (SCG) no equilíbrio da tensão dinâmica para implementar a estratégia de inovação como diferencial de competitividade em empresa familiar. Caracteriza-se como descritiva com abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso em empresa de grande porte. As categorias de SCG, Estratégia de Inovação e Influência da Família foram extraídas da literatura e transformadas em roteiro de entrevista. As entrevistas foram analisadas e trianguladas com observação e fontes documentais. Os resultados revelam que a influência da família está nos valores familiares, na preparação da nova geração, transmissão de conhecimento e experiência entre gerações, na promoção da cultura de inovação no ambiente de negócios. Neste caso, o compromisso da nova geração com os negócios da família é essencial para o processo de continuidade e o alinhamento dos objetivos estratégicos e desempenho superior. A contribuição teórico-empírica é pela inserção de uma categoria de análise que sugere a entrada de novos membros familiares como fator de tensão dinâmica. A contribuição gerencial revela que o controle do orçamento e os desvios orçamentários são os artefatos mais utilizados de forma interativa (adaptar ao ambiente); o plano de negócios e o planejamento estratégico de forma diagnóstica (implementação da estratégia). Conclui-se, que as evidências dos valores familiares e da aprendizagem empreendedora reforçam as crenças e o uso dos controles interativos para adaptação ao ambiente de inovação e no equilíbrio da tensão dinâmica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.