Fatores Determinantes do Lucro nas Empresas Listadas na B3
Palavras-chave:
Lucro líquido, Performance financeira, Bolsa de valores.Resumo
Este trabalho procurou evidências sobre os fatores determinantes do lucro líquido para as sociedades anônimas listadas na B3 (Brasil, bolsa e balcão). Para cumprir com os objetivos propostos foram estimadas regressões lineares tendo como variável dependente o lucro líquido e 31 variáveis independentes entre as principais contas do ativo, passivo e da DRE (demonstração do resultado do exercício). A amostra foi composta de 295 empresas negociadas na B3 no período de 1995 a 2013. As principais evidências encontradas sugerem que ativos totais, estoques, dividendos a pagar, passivo não circulante e capital social foram determinantes na formação do lucro líquido. Na análise por segmento de atuação foram determinantes ativos circulante e total, investimentos, clientes, passivo circulante, fornecedores, empréstimos, entre outros. Na amostra geral, apenas o passivo não circulante foi significante e negativo em relação aos lucros, sinalizando que o aumento do endividamento teria relação inversa a obtenção de lucros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.