Capacidades de internet banking e desempenho das pequenas empresas: o valor de negócio da TI na perspectiva de capacidades externas

Autores

  • Deyvison de Lima Oliveira Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Fabio Augusto Lipke Universidade Federal de Rondônia
  • Sidnei R. F. Silva Faculdade Integrada de Porto Velho

Palavras-chave:

IT value, internet banking capabilities, process performance, firm performance.

Resumo

Esta pesquisa objetiva identificar em que medida as capacidades de internet banking estão associadas ao desempenho de pequenas empresas (clientes bancários) nos níveis de processos e de firma. Como método de pesquisa, realizou-se uma survey com pequenas empresas que utilizam internet banking. Para análise de dados, utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais, por estimativa Partial Least Squares (PLS). Os resultados indicam o impacto direto das capacidades de internet banking no desempenho de processos, que, por sua vez, impacta o desempenho no nível de firma. Por outro lado, inexiste relação de impacto direto das Capacidades de Internet Banking no Desempenho de Firma. Limitações e oportunidades de pesquisa constam nas conclusões.

Palavras-chave: Valor da TI, capacidades de internet banking, desempenho de processos, desempenho da firma.

Biografia do Autor

Deyvison de Lima Oliveira, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutor em Administração (PPGA/UFRGS). Professor do Departamento de Ciências Contábeis - Campus de Vilhena

Fabio Augusto Lipke, Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Ciências Contábeis (UNIR)

Sidnei R. F. Silva, Faculdade Integrada de Porto Velho

Doutor em Administração (PPGA/UFRGS)

Downloads

Publicado

2016-03-17

Edição

Seção

Artigos