Evidenciação das práticas de planejamento, execução e controle do orçamento: Um levantamento nos portos públicos do Brasil
Resumo
O orçamento é um dos sistemas de planejamento e controle mais antigo adotado pelas empresas, e continua a receber significativa atenção na literatura e na pesquisa. Apesar de ser amplamente utilizado no mundo dos negócios, o orçamento também é frequentemente alvo de críticas. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo evidenciar práticas orçamentárias em empresas portuárias no Brasil. O trabalho apresenta uma abordagem quantitativa e qualitativa, com objetivo descritivo e exploratório, e utilização de questionário. A pesquisa foi realizada com o envio de questionário aos portos públicos do Brasil. Os resultados mostram que os portos brasileiros, se comparados à literatura, aplicam apenas parcialmente as práticas orçamentárias. Entre as principais características identificadas no estudo, estão a falta de alinhamento entre a elaboração do orçamento e o planejamento estratégico e de avaliação interna dos resultados e a aplicação parcial dos mecanismos de controle. Essas características mostram que os portos públicos do Brasil têm oportunidades de melhoria em diferentes práticas de orçamento.
Palavras-chave: orçamento, portos, planejamento, controle.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.