A teoria crítica e a estratégia empresarial: uma análise do processo de formulação
Resumo
O artigo apresenta uma crítica às estratégias empresariais que desvinculam os integrantes da organização das metas e dos objetivos definidos por uma cúpula gerencial, geralmente resultantes de visões de gurus internacionais. No mundo moderno, em que é impossível viver sem depender de alguma organização, o que se vivencia dentro das mesmas perpassa para toda a sociedade, evidenciando a importância do entendimento das estratégias empresariais em um contexto maior. A Teoria Crítica, descendente da Escola de Frankfurt, fornece um importante instrumento de análise de todas as formas de dominação de que o ser humano é vítima, expondo a necessidade da participação das pessoas nos processos decisórios.
Palavras-chave: Teoria Crítica, Escola de Frankfurt, estratégia empresarial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.