Um estudo sobre os fatores-chave na implantação de modelos de medição do desempenho organizacional
Resumo
Verifica-se uma tendência mundial pela busca do conhecimento sobre a medição do desempenho empresarial, observando-se uma pluralidade de modelos focalizados na medição da performance da organização. A literatura especializada enaltece os benefícios e características dos Modelos de Medição do Desempenho Organizacional (MMDOs), sem discorrer com profundidade sobre os fatores-chave essenciais à eficácia da implementação de referidos modelos no ambiente empresarial. Assim, elaborou-se o seguinte problema de pesquisa: Quais os fatores-chave na implementação eficaz de um MMDO? Esses fatores-chave foram investigados por meio de pesquisa bibliográfica e realização de estudo de caso na Pelágio Oliveira S.A. (Fábrica Estrela), tradicional indústria de massas e biscoitos do Nordeste. O estudo foi realizado à luz dos modelos de medição do desempenho empresarial Balanced Scorecard (BSC) e Programas Parceiros para Excelência (PAEX). A pesquisa bibliográfica revelou um conjunto de fatores-chave que podem ser agrupados em sete temas: estratégia, sistema de informações, pessoas, lideranças e gestão, comunicação, processos, cultura organizacional. A pesquisa de campo demonstrou que muitos dos fatores-chave identificados na pesquisa bibliográfica foram cuidadosamente trabalhados pela empresa estudada, tendo contribuído para o sucesso do processo de implementação do seu modelo de medição do desempenho organizacional ocorrido no período de 2001 a 2003.
Palavras-chave: medição, desempenho; balanced scorecard.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.