Análise das possíveis diferenças entre contratantes e contratados em terceirização de serviços de software segundo a métrica de análise de ponto de função
Resumo
O objetivo deste estudo é a avaliação das possíveis diferenças nos contratos de terceirização para o desenvolvimento de sistemas de informação – SI, baseada em métricas de Análise de Pontos de Função – APF. Assim sendo, foi desenvolvido um instrumento de avaliação que analisasse seus aspectos mais relevantes. Procedeu-se, então, à análise de contratos e à realização de entrevistas com especialistas da área. Por fim, as considerações destes, aliadas à literatura específica de contratos, resultaram em um instrumento do tipo escala de Likert com 16 assertivas, aplicado em uma amostra de 82 respondentes que possuem certificação de APF ou que atuam na gestão de contratos. A escala foi validada através do método de análise fatorial exploratória baseada nos componentes principais. Também, procedeu-se à análise discriminante de três características dos sujeitos em relação aos fatores gerados na análise fatorial, que não apresentou diferenças significativas. Da análise das diferenças entre as variáveis categóricas dos respondentes e as assertivas, somente duas assertivas apresentaram diferenças significativas com relação à parte no contrato e natureza do trabalho (assertiva 15, nos dois aspectos e assertiva 11, somente com relação à parte no contrato). Com relação ao tempo de experiência na função, não se identificou diferença significativa em nenhuma das assertivas. Pela conclusão do estudo constata-se a necessidade de clareza e objetividade nos contratos e dos serviços de software, assim como a necessidade de maior definição dos envolvidos quanto aos seus papéis nas negociações.
Palavras-chave: métrica de software, análise de ponto de função, contratos de terceirização, mensuração de atitudes, análise multivariada de dados.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.