A internet e a internacionalização de pequenos negócios (PMEs) do setor de turismo no Brasil
Resumo
Em uma sociedade globalizada e marcada pelo acirramento da concorrência, as empresas precisam, cada vez mais, conectar-se aos seus clientes. Nesse panorama em que um reforço mútuo entre globalização, tecnologias de informação e comunicação aumentam o acesso à informação e a conexão entre as pessoas, surgem inúmeras oportunidades para a área de turismo internacional. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é discutir o uso que as pousadas do litoral nordestino brasileiro fazem da Internet como uma vitrine virtual para divulgar seus serviços e captar novos potenciais clientes, principalmente internacionais. Para tanto, utilizou-se um protocolo de coleta de dados, priorizando quatro vertentes de análise: primeira impressão deixada pelo site, conteúdo, qualidade e design. Com base na análise realizada, verificou-se que o uso da Internet ainda é muito restrito, já que um número reduzido de pousadas explora um pouco mais do que as funcionalidades simples e de baixo custo. Embora a primeira impressão evidenciada pelos sites visitados possa ser positiva, aspectos relevantes no contexto de concorrência internacional são menosprezados, fato que leva as pousadas nordestinas a perderem uma oportunidade importante de divulgação e realização de negócios.
Palavras-chave: vitrine virtual democrática, internacionalização, PMEs, turismo.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.