Redes de cooperação no varejo: um estudo teórico-empírico em centrais de negócios supermercadistas no estado de São Paulo

Autores

  • Marcos Livato
  • Gideon Carvalho de Benedicto

Resumo

Os novos moldes de competitividade têm sugerido que as atenções se voltem para uma eficiente gestão da cadeia de suprimentos no setor supermercadista, que envolva o produtor e o consumidor final dos produtos, a fim de reduzir os custos operacionais. Sabe-se que a eliminação de algumas fases de intermediação dentro dos canais de distribuição pode representar, para os pequenos e médios varejistas, uma importante vantagem competitiva, em vista da eliminação dos custos adicionais cobrados pelos intermediários. Os objetivos deste trabalho são, primeiro, identificar se a participação do pequeno supermercadista em redes de cooperação proporciona a ele o acesso às compras diretamente das indústrias, e, segundo, verificar quais os benefícios obtidos pelos associados nessas negociações. A pesquisa bibliográfica serve de base para a definição da metodologia adotada, que foi realizada por meio de um estudo observacional junto aos gestores de dezenove Centrais de Negócios Supermercadistas no Estado de São Paulo. Para a coleta dos dados, foi elaborado um questionário com perguntas fechadas. Após a coleta dos dados e tabulação, foram aplicadas técnicas quantitativas de análise de dados por meio do sistema SAS. O estudo revela a migração de uma parcela das compras do canal Atacado para a Indústria, proporcionando reduções de preços e negociações de ações de marketing conjuntas para os associados.

Palavras-chave: redes de cooperação, canais de distribuição, varejo.

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Publicado

2021-05-25

Edição

Seção

Artigos