Redes de cooperação no varejo: um estudo teórico-empírico em centrais de negócios supermercadistas no estado de São Paulo
Resumo
Os novos moldes de competitividade têm sugerido que as atenções se voltem para uma eficiente gestão da cadeia de suprimentos no setor supermercadista, que envolva o produtor e o consumidor final dos produtos, a fim de reduzir os custos operacionais. Sabe-se que a eliminação de algumas fases de intermediação dentro dos canais de distribuição pode representar, para os pequenos e médios varejistas, uma importante vantagem competitiva, em vista da eliminação dos custos adicionais cobrados pelos intermediários. Os objetivos deste trabalho são, primeiro, identificar se a participação do pequeno supermercadista em redes de cooperação proporciona a ele o acesso às compras diretamente das indústrias, e, segundo, verificar quais os benefícios obtidos pelos associados nessas negociações. A pesquisa bibliográfica serve de base para a definição da metodologia adotada, que foi realizada por meio de um estudo observacional junto aos gestores de dezenove Centrais de Negócios Supermercadistas no Estado de São Paulo. Para a coleta dos dados, foi elaborado um questionário com perguntas fechadas. Após a coleta dos dados e tabulação, foram aplicadas técnicas quantitativas de análise de dados por meio do sistema SAS. O estudo revela a migração de uma parcela das compras do canal Atacado para a Indústria, proporcionando reduções de preços e negociações de ações de marketing conjuntas para os associados.
Palavras-chave: redes de cooperação, canais de distribuição, varejo.
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