De prospect a aluno: fatores influenciadores da escolha de uma instituição de ensino superior
Resumo
Como consequência da flexibilização das regras para a abertura de cursos e instituições de ensino superior no Brasil, encetadas em 1995, observou-se, nos últimos quinze anos, um expressivo aumento no número de vagas oferecidas por instituições privadas de ensino superior. Neste período, ainda que o número de alunos ingressantes no ensino superior brasileiro tenha mais que triplicado, verifica-se o aumento gradativo no hiato existente entre a oferta de vagas no ensino superior e sua respectiva demanda. Tal cenário se agrava, ao considerar-se que os índices de evasão de alunos vêm aumentando. Assim, frente às pressões de diminuição no percentual de preenchimento de vagas, faz-se relevante e necessário às instituições privadas de ensino superior que se identifiquem estratégias mercadológicas adequadas às necessidades de manutenção ou expansão de sua atividade educacional. Nesse contexto, mediante estudo quantitativo e com base em amostra de 226 formandos do ensino médio na cidade de Piracicaba (SP), o objetivo deste estudo foi identificar os perfis sociodemográficos dos potenciais estudantes universitários da região, bem como os atributos em torno dos quais a escolha por uma instituição de ensino superior se organiza. Constatou-se que o perfil de alunos com intenção de ingressar em cursos superiores é composto por alunos da rede particular do ensino médio, com idade em torno de 17 anos, do sexo masculino, brancos e que não trabalham. A partir dos dados coletados, sugere-se que as ofertas e comunicações universitárias efetivas devem ser aquelas que contemplem, além da qualidade do ensino, as expectativas de seus prospects em termos de localização, viabilidade financeira, vida social, infraestrutura, tecnologia, atributos dos campi e reputação da instituição.
Palavras-chave: marketing educacional, ensino superior, comportamento do consumidor, avaliação de alternativas.Downloads
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