Efeitos de mudanças de propriedade sobre os processos intraorganizacionais de aprendizagem
Resumo
Este artigo objetiva verificar os impactos da mudança de propriedade sobre as estratégias funcionais associadas aos Processos Intraorganizacionais de Aprendizagem Tecnológica (PIOATs). A partir de evidências da literatura que apontam a relação das estratégias competitivas e funcionais com a natureza e concentração da propriedade, primeiro, realizou-se um estudo de caso em uma empresa multinacional adquirida por uma empresa estatal nacional e, segundo, analisou-se como essa mudança afetou seus PIOATs, a partir da comparação entre momento anterior à incorporação e os quase 17 meses seguintes a esse evento. Identificaram-se os processos de aprendizagem de acordo com a aquisição de conhecimentos e a conversão organizacional; analisaram-se essas trajetórias segundo a categorização proposta por Figueiredo (2001), a saber: variedade, intensidade, funcionamento e interação. Os resultados evidenciaram que, no período analisado, a mudança da estrutura de propriedade não funcionou como estímulo à manutenção do crescimento nem para surgimento de outros processos significativos na empresa.
Palavras-chave: processos de aprendizagem tecnológica, estrutura de propriedade, governança corporativa.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.